casa elevada
A casa elevada, localizada na Fazenda Boa Vista, surgiu a partir do desejo do cliente em ter uma casa com o maior pé direito possível.
Sendo assim o pé direito regular da casa possui 4 metros de altura, e para que a área social da casa possua o dobro da altura, foi projetado um mezanino que permite ganhar essa altura para o ambiente, deslocando para um balanço sobre a piscina, o living elevado com vista para a mata que circunda o terreno.
O uso da estrutura metálica foi indispensável para o sucesso do projeto, por dois fatores principais: a exigência de uma obra rápida; e para garantir que os grandes vãos da casa fossem alcançados sem perder espaço do pé direito com as vigas.
A estrutura forma uma caixa treliçada em forma de cruz, e a mesma é envelopada por alvenaria autoportante, de forma que a estrutura e as vedações sejam completamente independentes.
Analogamente ao corpo humano a estrutura metálica atua como os ossos, a alvenaria como os músculos, e finalizando as camadas, o acabamento com steel frame desempenhando o papel da "pele" do projeto.
O projeto conta com linhas limpas e ortogonais, e uma estética etérea e minimalista, com aberturas que permitam que os usuários tenham sempre a vista da mata enquadrada de alguma forma.
São Paulo | Brasil
Ano de conclusão: 2019
Área bruta construída: 1080 m²
Fotografia: Leonardo Finotti






















