casa do lago

Na arquitetura de residências unifamiliares o grande desafio gira em torno de tornar a morada apropriada para uma família. Na Casa do Lago essa tarefa se multiplica por três.

Três amigos entraram em contato com o escritório com a tarefa de construir uma casa de campo que atendesse as famílias em tempos de uso diferentes ou congruentes.

O terreno possui 2760,36m² com declive de 4m em direção a um lago, o que direcionou o projeto a ser trabalhado de forma elevada e alinhada aos níveis mais altos do terreno. Para isso o volume principal está apoiado em um arrimo de pedra, que sustenta a estrutura mista que forma o pavimento único da residência.

A utilização de estrutura metálica na área social da casa permitiu a concepção de um vão livre que atravessa toda lâmina, onde pousa o telhado de MLC tipo borboleta, que juntamente com as esquadrias piso teto, lavam a área social de luz e ventilação natural.

A área intima, composta por 8 dormitórios, enclausura a área social para o centro do terreno e é marcada pelo uso de esquadrias madeira que se fecham completamente para garantir privacidade, e quando abertas proporcionam a vista de belos jardins que promovem a biofilia para além da vista do lago.
 

São Paulo | Brasil

Ano de conclusão: 2019

Área bruta construída: 608 m²

Fotografia: Leonardo Finotti

norte.png