Desenvolvida para investidores de um condomínio fechado no interior de São Paulo, a Casa Lâmina tomou forma a partir de um módulo de sua própria estrutura.

Da mistura de uma estrutura mista com concreto armado, perfis metálicos e vigas de madeira, surge um sistema esbelto e elegante que possibilitou o uso de paredes e forros inclinados, detalhes que dão um toque de força e agressividade aos volumes.

Após ver todo o conjunto finalizado me veio a mente a famosa frase de Muhammad Ali, “Float like a butterfly, sting like a bee”

Filosofia

Projetos
residenciais
que focam
nas relações
humanas

Projetos elaborados em função dos hábitos de seus futuros moradores.

O projeto deve ser elaborado em função dos hábitos de seus futuros moradores, personalizando e individualizando a criação e uso de espaços. A visão comercial não deve ser deixada de lado para se evitar elefantes brancos, casas que são boas somente para uma pessoa. Ambientes coringas que podem ser transformados ou revertidos de maneira simples podem se encaixar em vários perfis de moradores.

Uso inteligente dos recursos naturais.

 

Novas tecnologias alinhadas a um bom projeto de arquitetura nos permitem usufruir dos recursos naturais de maneira inteligente.

Iluminação e ventilação natural diminuem a necessidade do uso de lâmpadas e ar condicionado assim como aquecedor solar, captação e reuso da água de chuva colaboram para a utilização correta desse bem natural cada vez mais valioso.

Orientação correta no processo simplifica a tomada de decisão.

Cabe ao arquiteto orientar os clientes sobre todas as etapas da obra, apresentando novas tendencias, produtos, técnicas e equipamentos que irão contribuir para o processo de construção.

Durante a obra muitas decisões deverão ser tomadas pelos proprietários e é muito importante ter em mãos um projeto executivo bem detalhado feito com muito embasamento técnico após a discussão de cada detalhe.

Tudo isso fará com que um monte de papéis e idéias se transformem na casa dos sonhos, sem traumas!

Simplificar o processo de manutenção ajuda a casa a cumprir sua missão.

A manutenção de uma casa se faz sempre necessário, porém técnicas de desenho e de engenharia podem facilitar muito esse processo. É preciso que o projeto seja traçado a partir de uma visão global com todos os seus detalhes e interações, para que cada disciplina se desenvolva de maneira simples, clara e centralizada.

Priorizo sempre o uso de shafts e centrais de manutenção onde a infraestrutura de hidráulica, elétrica, ar condicionado entre outros possam ser acessados de maneira simples e discreta.

Biografia

1980 – Nasci na cidade de Cerquilho, interior de São Paulo.

1998 – Comecei a faculdade de Administração de Empresas.

2001 – Iniciei o curso de Arquitetura e Urbanismo na PUC Campinas.

2004 – Recebi uma bolsa de estudos e cursei por um ano arquitetura no Politécnico di Milano em Milão na Itália.

2006 – Finalizei meus estudos me tornando arquiteto e abri com uma amiga meu primeiro escritório em Itu, São Paulo.

2014 – Tive minha primeira filha, o que me levou a refletir sobre a influência da casa na qualidade de vida das famílias.

2015 – Abro meu próprio escritório o que me possibilita aplicar nos projetos a minha visão da arquitetura, dando ênfase  ao que me parece realmente importante para as pessoas.

2016 – Felipe Caboclo Arquitetura

André
Felipe
Nascimento

loading...