CASA DO LAGO
NA ARQUITETURA DE RESIDÊNCIAS UNIFAMILIARES O GRANDE DESAFIO GIRA EM TORNO DE TORNAR A MORADA APROPRIADA PARA UMA FAMÍLIA. NA CASA DO LAGO ESSA TAREFA SE MULTIPLICA POR TRÊS.
TRÊS AMIGOS ENTRARAM EM CONTATO COM O ESCRITÓRIO COM A TAREFA DE CONSTRUIR UMA CASA DE CAMPO QUE ATENDESSE AS FAMÍLIAS EM TEMPOS DE USO DIFERENTES OU CONGRUENTES.
O TERRENO POSSUI 2760,36M² COM DECLIVE DE 4M EM DIREÇÃO A UM LAGO, O QUE DIRECIONOU O PROJETO A SER TRABALHADO DE FORMA ELEVADA E ALINHADA AOS NÍVEIS MAIS ALTOS DO TERRENO. PARA ISSO O VOLUME PRINCIPAL ESTÁ APOIADO EM UM ARRIMO DE PEDRA, QUE SUSTENTA A ESTRUTURA MISTA QUE FORMA O PAVIMENTO ÚNICO DA RESIDÊNCIA.
A UTILIZAÇÃO DE ESTRUTURA METÁLICA NA ÁREA SOCIAL DA CASA PERMITIU A CONCEPÇÃO DE UM VÃO LIVRE QUE ATRAVESSA TODA LÂMINA, ONDE POUSA O TELHADO DE MLC TIPO BORBOLETA, QUE JUNTAMENTE COM AS ESQUADRIAS PISO TETO, LAVAM A ÁREA SOCIAL DE LUZ E VENTILAÇÃO NATURAL.
A ÁREA INTIMA, COMPOSTA POR 8 DORMITÓRIOS, ENCLAUSURA A ÁREA SOCIAL PARA O CENTRO DO TERRENO E É MARCADA PELO USO DE ESQUADRIAS MADEIRA QUE SE FECHAM COMPLETAMENTE PARA GARANTIR PRIVACIDADE, E QUANDO ABERTAS PROPORCIONAM A VISTA DE BELOS JARDINS QUE PROMOVEM A BIOFILIA PARA ALÉM DA VISTA DO LAGO.
LOCALIZAÇÃO: SÃO PAULO | BRASIL
ANO DE CONCLUSÃO: 2019
ÁREA BRUTA CONSTRUÍDA: 608 M²
FOTOGRAFIA: LEONARDO FINOTTI